[Manufatura aditiva em 2021] Um ano de renovação radical para a indústria

Ao mesmo tempo em que nos aproximamos da 4ª década da manufatura aditiva, também entramos em um ano com potencial para uma renovação radical!Ninguém poderia ter previsto como 2020 se desenrolaria. O custo da pandemia para a indústria ainda está sendo calculado e mais problemas econômicos relacionados à recessão são esperados.A crise do COVID-19 teve um efeito enorme em todos os setores e continua a nos levar para um espaço onde precisamos pensar de forma diferente, para entender onde precisamos ultrapassar os limites da inovação e da criatividade.Como será o “novo normal” e quando chegaremos lá, ninguém sabe, mas 2020 não foi só uma má notícia. Na verdade, muitos estão chamando o ano passado de um ponto de virada na indústria, e a impressão 3D foi destacada como uma solução estratégica para falhas na cadeia de suprimentos e uma tecnologia viável para a fabricação local sob demanda.Vamos conferir alguns reflexos disso:

Tomando consciência da cadeia logística

A pandemia destacou vulnerabilidades da cadeia de suprimentos que fabricantes e empresas não sabiam que tinham – ou não tinham um motivo urgente para inovar.Para muitos, a impressão 3D tornou-se uma solução.A velocidade com que os proprietários de impressoras 3D se empenharam para produzir equipamentos de proteção individual e dispositivos médicos atraiu atenção positiva da mídia em todo o mundo, o que sem dúvida levou os proprietários de empresas a olharem mais de perto a tecnologia como uma ferramenta de potencial.A necessidade urgente de produzir EPI levou milhares de indivíduos a desenvolver rapidamente dezenas de protótipos para encontrar as versões ergonômicas perfeitas, distribuir o arquivo para todos aqueles que estivessem dispostos a ajudar na produção e produzir centenas de milhares de máscaras de proteção e semelhantes para ser distribuído em hospitais em questão de dias.A tecnologia de impressão 3D salvou literalmente milhares de vidas.
A Wishbox Technologies produziu face shields para a rede de saúde pública em Florianópolis (SC, Brasil)
Embora a impressão de EPI fosse o exemplo mais visível que ilustra o poder das tecnologias de manufatura aditiva, quase todas as empresas tinham um exemplo de protótipo, peça, acessório ou peça sobressalente que foi impressa porque eles não conseguiram o que precisavam devido aos problemas da cadeia de abastecimento.E agora, com as vacinas Covid sendo distribuídas, as empresas estão planejando menos interrupções em 2021, mas as lições aprendidas não serão esquecidas rapidamente.

Retrospectiva e tendências da tecnologia

De acordo com o relatório da Wohlers, a adoção da manufatura aditiva por profissionais triplicou nos últimos 3 anos, e a expectativa para o cenário é promissora. Confira no gráfico abaixo:
Dados retirados do relatório da Wohlers de 2019*
Em 2019, o mercado global de impressão 3D foi estimado em uma média de 12,1 bilhões de dólares (ou em uma faixa entre 9,9 bilhões e 15,0 bilhões de dólares por analistas diferentes), vendo um crescimento de 25% ano a ano desde 2014 (incluindo sistemas, software, materiais e serviços de impressão 3D).Nos cinco anos seguintes, os analistas esperam que o mercado cresça em média 24%, e dobrando de tamanho aproximadamente a cada três anos.No entanto, fatores de variáveis externas (como a pandemia, por exemplo) podem levar a um crescimento tão baixo quanto 20% ou tão alto quanto 28%, resultando em um tamanho de mercado abaixo de 24 bilhões ou acima de 45 bilhões de dólares até 2024.E aí você deve estar se perguntando ‘como a pandemia afetou o setor de manufatura aditiva’?De acordo com a pesquisa realizada pela Makerbot com 1.200 profissionais, mostra que, enquanto a Covid-19 impactou os negócios de quase 70% dos entrevistados, mais da metade deles afirmou que a pandemia não afetou os planos de investir em impressão 3D.Segundo o estudo global, incluindo o Brasil, 74% dos entrevistados planejam investir em tecnologia de impressão 3D em 2021.

Qual será o futuro da manufatura aditiva?

O legado da impressão 3D começa em 2021 com duas tendências principais: A forma de inovar a manufatura; personalização de produtos, criação de novas soluções, rapidamente.Esta não é a primeira vez que o mundo vê esta oportunidade de mudança. A Apple lançou o iPod quando a bolha da internet estourou. O Airbnb ganhou vida durante a crise financeira de 2008 e o Alibaba lançou seu mercado online no auge da epidemia de SARS em 2003.Em épocas de grande fluxo como esta, devemos arriscar dar passos ousados e descartar o que não é à prova de futuro.Precisamos aproveitar os valores centrais de tecnologias como manufatura aditiva (MA) para avançar em novas formas de pensar e fazer que tenham um impacto significativo.Acreditamos que a manufatura aditiva é significativa quando capacita as pessoas a fazerem escolhas melhores. A crise do COVID-19 mostrou que a manufatura aditiva pode intensificar e fornecer soluções significativas para desafios emergentes. Mas, até agora, essas soluções não têm realmente aproveitado os pontos fortes da tecnologia. O valor da MA está em ser capaz de criar coisas que nenhum outro método de fabricação consegue.A capacidade da manufatura aditiva de personalizar, imprimir com menos componentes e com menos desperdício, significa que ela pode garantir soluções que sejam socialmente inclusivas e que operem com sustentabilidade em seu núcleo. A chave para um legado sólido para o setor é continuar encontrando aplicações significativas que aproveitem essas qualidades e tragam uma maior consciência a tudo o que a tecnologia tem a oferecer.A Ultimaker, por exemplo, experimentou um crescimento de dois dígitos nos primeiros seis meses de 2020 globalmente devido, em parte, à interrupção na fabricação causada pela pandemia do COVID-19, resultando em uma mudança de paradigma na cadeia de abastecimento global. (Fonte: Ultimaker)No curto prazo, ainda estamos presos à crise da COVID, mas as tendências para 2021 nos levam ao sucesso potencial do outro lado desta situação, ainda mais fortes e mais flexíveis, e prontos para as possibilidades de produtos ou peças impressas em 3D que agregam mais valor.Não vamos esquecer que o valor da tecnologia é criado no início da cadeia, no mapeamento dos requisitos essenciais ao cliente. No final da cadeia, a impressão 3D reúne esses requisitos em um produto. Vamos repensar as cadeias de valor como fizeram a Apple, Airbnb ou Alibaba nos ‘tempos de crise’.

Desenvolvimento exponencial de polímeros para manufatura aditiva

O mercado global de polímeros plásticos também deverá testemunhar um crescimento substancial nos próximos anos devido à crescente demanda por plásticos em várias indústrias verticais, como embalagens e alimentos e bebidas.Já o desenvolvimento desses polímeros otimizados para impressão 3D é considerado um dos grandes impulsionadores para a tecnologia nos próximos anos, pois permitirá a aplicação em novas áreas.De acordo com a pesquisa da Transparency Market Research, os desenvolvimentos atuais em polímeros plásticos estão impulsionando exponencialmente o mercado global de termoplásticos.Bons exemplos disso são os polímeros de engenharia já disponíveis no mercado como o Policarbonato (PC), Polipropileno (PP), Nylon (PA) e suas variações com compostos de como Fibra de Carbono e Fibra de Vidro, permitindo maiores resistências para peças impressas em 3D.

1. Focando para a resolução de problemas

Em todos os lugares ao nosso redor, a crise do COVID-19 está aumentando a digitalização. Ao mesmo tempo, a crise climática continua a pressionar sobre nós um senso de urgência para reconsiderar o status quo de nossos sistemas econômicos e industriais. O surgimento contínuo de tais crises extremas significa que não podemos mais continuar do jeito que as coisas estão. Precisamos repensar drasticamente a forma como as indústrias operam e como desenvolvemos soluções para novos desafios.Leia também: Como as impressoras 3D aceleram o processo de desenvolvimento de produtosA pressão desses tipos de ameaças exigem mais do que apenas avanços incrementais. Ao nos permitir repensar completamente como abordamos as soluções, abrimos a porta para novos designs e processos inovadores, algo que a manufatura aditiva é naturalmente projetada para fazer.Veja a Airbus, por exemplo. Recentemente, eles revelaram planos para acelerar o desenvolvimento de jatos comerciais movidos a hidrogênio e pensar inteiramente no desenvolvimento de motores híbridos. Esse salto ousado significa que, em 2035, o mundo poderá ver a primeira aeronave com emissão zero e neutra para o clima. Tecnologias como a impressão 3D podem desempenhar um grande papel na realização desses tipos de conceitos inovadores.Mais do que nunca, a crise global está incentivando as indústrias a acelerar sua inovação tecnológica, e esse clima de reinvenção radical representa uma oportunidade para a manufatura aditiva se tornar realmente um instrumento nas áreas de design e manufatura.A manufatura aditiva liberta os designers das restrições e limitações das tecnologias de manufatura tradicionais, ajudando-os a se concentrar na solução em vez do produto. Como resultado, a impressão 3D permite criar vantagens de desempenho, economia de peso, tempo e custo. A MA já conseguiu demonstrar seu potencial e daqui para frente as empresas que levarem isso a sério poderão realmente realizar transformações incríveis.

2. Acelerando as coisas

Começar do zero não significa começar do nada. Focando na resolução de problemas, garantimos liberdade para dar uma chance às novas tecnologias. Para desencadear novas perspectivas e possibilidades. Então, o único limite para a mudança que podemos criar é a nossa própria barreira psicológica.O COVID-19 lançou o mundo em um estado de urgência constante. Os profissionais de saúde, bem como os consumidores comuns, enfrentam escassez e problemas de qualidade tanto para produtos médicos essenciais quanto para bens de consumo diário, uma consequência de um modelo de mercado global que depende da fabricação em massa centralizada.A digitalização está acelerando em todas as áreas, pois as empresas estão investindo em tecnologias que podem ajudá-las a se adaptar a essa nova normalidade de preencher lacunas de abastecimento, trabalho remoto e soluções locais. Mas, como parte dessa adoção, eles precisam fazer escolhas e escolherão com base no risco, custo e retorno rápido do investimento (ROI).A impressão 3D é uma daquelas tecnologias digitais que podem oferecer ROI de curto prazo, fabricação de baixo custo e baixo risco, mas o ponto de entrada normalmente vem com uma curva de aprendizado. Empresas que começaram o processo de adoção de MA há alguns anos e estão mais bem posicionadas para fazer grandes mudanças, e as empresas novas à tecnologia terão que correr atrás do tempo perdido.
Os serviços de consultoria podem ajudar a orientar as empresas em seus caminhos para o sucesso com a MA.
Novas soluções precisam oferecer fortes evidências de que são seguras e eficazes e podem fornecer um padrão de atendimento de alta qualidade. Um serviço de consultoria pode ajudar a minimizar o risco de tal investimento e acelerar os prazos, compartilhando seu conhecimento especializado sobre o que a tecnologia pode e não pode fazer e o método de manufatura correto necessário para cada caso específico.A Wishbox oferece um programa de consultoria exclusivo para empresas que desejem acelerar sua digitalização com a manufatura aditiva. Você pode entender mais sobre o atendimento da Wishbox clicando aqui.

Conclusão

A manufatura aditiva demonstrou seu potencial em 2020 e cresceu mais do que a maioria dos outros setores, e o desafio agora é mostrar que MA tem aplicações muito mais amplas do que a fabricação de EPI’s e expandir o acesso a mais empresas e a novos negócios visando a melhoria da cadeia logística atual com uma fabricação distribuída, por meio da manufatura aditiva.Você vê sentido no que abordamos neste texto, mas ainda entende como pode gerar valor à sua própria cadeia, convidamos você a fazer o download do infográfico completo e entender mais a fundo como empresas estão gerando inovação com a manufatura aditiva.Quer receber mais informações relevantes e notícias sobre manufatura aditiva? Assine nossa newsletter:

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